791 - Tabelas Tributárias - Cadastro Tabela Tributária




O acesso a tela deve acontecer pela unidade de negócio Matriz, menu Fiscal, funcionalidade 791 - Tabelas Tributárias.


As tabelas tributárias no sistema tem como objetivo definir a tributação de ICMS em todas as operações envolvendo mercadorias, seja elas mercadorias para revenda, material de consumo ou ativos imobilizados.



Grid de exibição das Tabelas Tributárias já cadastradas, sendo possível ser feito pesquisas, cadastrar uma nova tabela e alterar uma tabela já existente. 

No Grid inferior conseguimos filtra através das seguintes opções:

Finalidade: Informar se é por nota fiscal ou escrituração

Cod. Tributária: Ao clicar no binóculo, será direcionado os códigos tributários cadastrados, clique na Cod. desejado para localizar no filtro ou poderá localizar o código tributário através do produto clicando no botão “Pesquisar por Produto”

Tipo: Informe se o tipo de da tabela tributária é de entrada ou saída

Classificação: Selecione por classificação tributária por exemplo: Normal, Simples nacional.

CFOP: Informe o código do CFOP da tabela tributária que deseja filtrar 

UF Origem ou destino: Selecione o estado de origem ou destino, podendo também preencher as duas opções

Tabela específica: Selecione caso deseje que o filtro traga todos, apenas por órgão público ou Fornecedor

Fornecedor: Ao clicar no Binóculo, localize o fornecedor desejado e selecione 

Início de: Filtrar através de uma data específica

Tipo ST: Informe se a tabela é com ST(Padrão) ou sem ST 

Cálculo: Informar se a tabela filtrada será sem cálculo ou MVA 

Origem / Red ST no ICMS: Informar sim ou não para cada opção

Filtrar através das Flags: Somente com Aliq, ou Red Fcp / Exibir Tabelas Desativadas "trará apenas as tabelas desativadas"





Botões de Comando:

Ativar: Ative uma tabela tributária desativada, ela aparecerá em vermelho na tela, e para localizar as tabelas desativadas, deve utilizar a flag na parte inferior da tela “Exibir Tabelas Desativadas”

Desativar: Clique sobre uma tabela tributária e selecione a opção desativar para que esta tabela seja desativada do sistema na cor vermelha, até que deseje ativar novamente.

Imprimir: Este botão fornece um relatório do Histórico da Tabela Tributária, nele há opções de filtro que deseje para este relatório como: Tipo de agrupamento, Data, Usuario, Tipo Histórico e Classificação Tributária.

Histórico: Aparecerá o Histórico de alterações efetuadas dentro das Tabelas Tributárias pelos Usuários.

Copiar: Neste botão ele permite copiar uma tabela tributária de um código tributário para outro, realizando a transferência de informações



Nova Tabela Tributária


Clicando em novo na tela Tabelas Tributárias, é exibido a tela “Tabela Tributária”, onde é possível a criação de uma nova tabela, ou a cópia de uma tabela já existente, pelo botão “Copiar”.

​Identificação de Tabela




Código Tributário e Descrição: Campo Livre para definição de um código a escolha do usuário. Para que seja feito o cadastro deste código, basta que o usuário clique no ícone ao lado de “Descrição”, conforme destacado acima, o cadastro completo segue neste Curso.

Data de Vigência: Data em que a Tabela Tributária entra ou entrou em Vigor. 

Tipo: Sendo possível a escolha de Entrada (Recepção de Notas Fiscais) ou Saídas (Emissão de Notas Fiscais).

Classificação Tributária: Campo para a seleção da classificação tributária, em caso de Entrada, deve ser escolhido a classificação parametrizada para o fornecedor. Em caso de saída (venda) deve-se selecionar a classificação tributária definida no cadastro da filial. 

Tabela Específica Para: Será definido se é para apenas um fornecedor específico, todos ou órgão público. Ao considerar “Todos” a tabela servirá para todos os fornecedores que estiverem com entrada ou saída para a tributação especificada na tabela vigente.



UF’s/CFOP’s




UF 's: Definição do Estado de Origem e Destino do Produto, quando definida a tabela como o tipo entrada, automaticamente o sistema define a origem como qualquer estado do país e destino como o estado da filial cadastrada no sistema.

CFOP 's: Definir as CFOP' s que irão fazer parte da tabela, no caso de entrada de produtos, deve ser escolhido os CFOP 's  nos quais estão vindo nos produtos, para que o sistema entenda que essa tabela será utilizada nesta situação.

OBS.:

Para cada estado selecionado e para cada CFOP escolhida, será criada a uma visualização de uma tabela no Grid principal da Tabela Tributária,  portanto, evitar a marcação de UF’s e CFOP’s que não serão utilizados para evitar o excesso de tabelas no Grid.