01 - EFD - Cadastro Empresa/Filiais
Vídeo Explicativo: Cadastro Empresas/ Filiais.mp4
Para acessar a tela deve clicar no menu Administração Sistema e em seguida na Funcionalidade 2
Empresa/Filiais.
Na tela acima o sistema exibe os dados da empresa e todas as filiais cadastradas no sistema, estas informações são sincronizadas automaticamente nesta tela, ou seja, o cadastro é previamente realizado na Logus, o cliente deve preencher somente alguns dados que eventualmente ficaram faltando e clicar no botão Salvar.
Para alterar o cadastro das filiais deve clicar sobre a filial na tela acima e em seguida na aba dados da filial ou utilizar 2 clicks sobre a filial..
A tela acima é do cadastro de filiais, cadastro este que deve ser realizado após o cadastro da empresa no sistema. Embora o sistema não obriga o preenchimento de alguns campos, todas as informações desta tela tem importância em alguma operação da filial. A tela imagem acima será dividida em 2 partes para facilitar o entendimento:
Esta é a parte superior da tela dos cadastros da filial, nesta parte são dados que estão registrados no posto fiscal, receita federal, etc. Se alguma destas informações não for preenchida pode ter problema na geração dos dados fiscais, na emissão de uma nota fiscal ou no envio de SMS para clientes, etc. Do lado direito da tela ficam os botões de controle.
Filiais para Compra
Parametrização referente a filial da empresa será a central de compras e selecionar para quais filiais esta central realizará os pedidos, clicar em OK para salvar.
Filiais Virtuais
Ao abrir a tela de Filiais virtuais o sistema vai exibir as filiais já cadastradas, nesta tela também é possível cadastrar novas filiais, conforme imagem acima, depois de preencher os dados da filial virtual deve clicar em salvar para gravar as informações.
Regime Tributário
Este botão na tela de cadastro das filiais leva para a tela onde faz a definição da classificação tributárias que será utilizada pela filial, esta classificação tributária será pesquisada pelo sistema em todas as operações de venda que a filial realizar via NFe, NFCe, SAT e cupom fiscal. Para cada código tributário cadastrado e vinculado aos produtos deve ter uma tabela tributária para venda com a classificação definida para a filial nesta tela abaixo.
Todas as classificações tributárias ativas ou desativadas já foram cadastradas para a filial serão exibidas na tela acima, basta usar as opções de filtros disponíveis para parte interior da tela para visualizar, o sistema sempre vai pesquisar a última classificação tributária ativa. clicar no botão novo para definir a classificação tributária.
Obs: Esta informação é obrigatória somente para os clientes que trabalham com tabela tributária.
Definir a data de início de vigência, regime tributário, classificação tributária, classificação ST e clicar no botão Salvar.
Observações;
O regime tributário por padrão é sempre normal, somente para filiais optantes pelo simples nacional que o sistema vai ativar o campo para seleção.
A classificação tributária deve ser previamente cadastrada nesta própria tela, clicar no binóculo na frente do campo classificação ou na tela de tabela tributárias.
Esta é a parte inferior da tela de cadastro de filiais, onde define diversas configurações no sistema que deve ser utilizados nos fechamentos contábeis e fiscais da empresa, o preenchimento destas informações deve ser acompanhado dos setores responsáveis.
Na parte central da imagem acima tem algumas parametrizações que pode ou não ser selecionadas vai depender da atividade da filial:
Matriz: Deve ser selecionado se a filial selecionada foi exercer a atividade de matriz no grupo de filiais.
Inativa: Deve ser utilizado para desativar a filial selecionada.
Depósito Fechado: Deve ser selecionado se a filial selecionada for utilizada como depósito das demais.
Centro de Distribuição: Será utilizado para as filiais que serão utilizadas para distribuir as mercadorias para as demais filiais.
Atacado: Parâmetro utilizado para as filiais que atuarão com atacadistas.
No lado direito da imagem alguns parâmetros principalmente de integrações, são eles:
Filial controlada por sistema externo: Deve ser utilizado quando o sistema de frente de caixa não é fornecido pela Logus Retail.
Gera Sped de Contribuições: Para empresas que vão gerar o EFD contribuições (sped de pis/cofins)
Integra vendas da frente de caixa Logus: se trabalha com frente de caixa Logus Retail.
Apuração Pis/Cofins
Na parte inferior da imagem acima tem informações necessárias que influenciam na tributação de pis/cofins da empresa, isso deve ser definido antes de iniciar as operações e cadastros.
Indicador de Incidência tributária: Deve definir neste campo se a empresa tem o regime cumulativo, não cumulativo ou cumulativo e não cumulativo.
Ind. Tipo de Contribuição Apurada no período: pode ser Alíquota básica para o lucro real ou alíquota específica.
Ind. Métodos Apropriação Créditos Comuns: Definir se é apropriação direta ou proporcional a receita.
Indicador Regime cumulativo:
Nenhum, regime caixa consolidado, competência consolidado ou competência detalhada.